domingo, 31 de maio de 2009

PÁDUA: O MAIS PROVÁVEL CANDIDATO A PREFEITO DE FLÁVIA GALDINO EM 2012


Que suposição, hem?!... Suposição que já pode começar a dar muito que falar em Piancó. Aliás, “que já pode começar a dar” não, porque já começou. É o que já se fala por aí afora que, dos nomes que a prefeita Flávia pode escolher para seu sucessor no Poder Executivo, Pádua desponta como o mais provável.

Mas, poderá perguntar alguém: logo Pádua, o mais ferrenho opositor político da prefeita Flávia atualmente? Sim, exatamente Pádua, o mais ferrenho opositor político da prefeita Flávia atualmente, é a resposta.

Por incrível que possa parecer tal suposição, é preciso notar que nada impede que Flávia venha a apoiar Pádua como seu sucessor, e que também nada impede que Pádua venha a aceitar esse apoio.

E quem, na política, em Piancó, ousaria julgar Pádua e Flávia, se esse apoio acontecesse? Evidentemente que bem poucos ou, talvez, ninguém...

Só os eleitores – só quase unicamente os eleitores - podem, nesse caso, julgar Pádua e Flávia, pois quase todos os políticos (note-se bem: quase todos) de Piancó já procederam de maneira que não lhes restam argumentos para censurar a reconciliação de Pádua com Flávia.

Além disso, se aprofundarmos um pouco mais esta análise, podemos notar claramente que, no campo político (note-se bem: no campo político), Pádua e Flávia têm motivos muito mais razoáveis e justificáveis para se reconciliarem politicamente do que muitos políticos de Piancó os tiveram para mudar politicamente de rumo.

Tudo isso pode ficar bem mais claro com algumas perguntas pertinentes:

Levando-se em conta ser do PT o atual vice-governador da Paraíba, teve Pádua, como vereador do PT, prestígio político suficiente para – conforme era esperado – conseguir para eleitores seus cargos com o governador José Maranhão?

Caso pretenda Pádua candidatar-se a prefeito em 2012, como ficará sua situação eleitoral, se ele começar a antever (e isso já seria possível na campanha eleitoral de 2010), que Edvaldo também tenciona voltar a candidatar-se a prefeito em 2012? Ou, para dizer isso com mais objetividade: como ficará a situação eleitoral de Pádua, se ele começar a perceber que Edvaldo não o apoiará para prefeito?

Dizem (e já são muitos os que dizem) que o empresário André Galdino seria uma terceira opção na disputa pelo Poder Executivo de Piamcó, e que haveria a possibilidade de Edvaldo apoiá-lo. Convém frisar que não há nada demais em o povo supor isso. Afinal, o povo é que tem o direito de supor em política o que bem entender. E daí? E se Edvaldo apoiar André?

E, a essa altura dessas considerações, surge outra pergunta que pode ser ainda bem mais interessante e digna de reflexão para Pádua, no concernente à situação eleitoral dele, se pretender candidatar-se a prefeito de Piancó: E se Edvaldo apoiar Antônio Dantas para prefeito? Ou ambos, Edvaldo e Antônio Dantas, candidatarem-se a prefeito?

Diante de tais indagações – que bem já podem ser analisadas e avaliadas conjuntamente por Pádua e Flávia – se Flávia lhe propor apoiá-lo para prefeito em 2012, qual será a reação dele?

Seria cedo ainda para essa proposta?... Só Flávia pode responder. Pádua aceitaria essa proposta?... Só Pádua pode responder.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

POR QUE DEIXARAM CONSTRUIR E QUEM SE ATREVE A DERRUBAR O “MURO DE BERLIM”?

Em 24 deste mês de maio, em seu proficiente site Pádua Leite.com, o vereador Antônio de Pádua Pereira Leite, com sua peculiar capacidade de metaforização, escreveu laconicamente a seguinte matéria, encabeçada pela foto acima:

“O Muro de Berlim...

Há pouco tempo a prefeita Flávia Galdino se vangloriava de que iria derrubar o muro de Berlim no âmbito do Hospital Wenceslau Lopes ao se insurgir contra os obstáculos políticos encontrados para construção de uma UTI naquele nosocômio.Depois de muito tempo, não conseguindo a prefeita concluir a UTI tanto pronunciada em seus discursos, hoje o piancoense defronta-se com a construção de um muro de Berlim, construído próximo ao Hospital Wenceslau Lopes, obstruindo uma das ruas da cidade. O pior, tudo sem autorização da Câmara Municipal...

O loucos não escondem à sua loucura em Piancó...”

Na referida foto havia a seguinte legenda:
“O Muro de Berlim dividindo a irresponsabilidade administrativa e a indignação da população”

Diante disso, a nós de Piancó cabem algumas perguntas:

Quem poderia embargar a construção do “Muro de Berlim”?

Já que era necessária autorização da Câmara, caberia a ela alguma medida preventiva para interromper a obra? Se tal não coubesse à Câmara, a quem caberia?

Será que, ao contrário do que disse Pádua, “o Muro de Berlim”, ao invés de estar dividindo a irresponsabilidade administrativa (subentende-se da prefeita Flávia) e a indignação da população, não estaria dividindo a astúcia política da prefeita Flávia e a indolência da oposição?

Será que a oposição está consciente do que significa, agora, depois de concluído “O Muro de Berlim”, alguém ousar derrubá-lo?

Afinal, trata-se de obra relacionada à Saúde, e isso não já é o suficiente para a prefeita Flávia produzir na coletividade uma reação violenta contra quem tentar derrubar o muro?

E se ela alegar e provar que a derrubada do muro é prejudicial aos interesses de algumas políticas de saúde?

E agora? Quem me responde? A prefeita Flávia ganha ou perde politicamente com a construção ou derrubada do “Muro de Berlim”? Há quem se atreva a derrubar o muro, sabendo como será 2010 em Piancó? É bom não esquecer uma coisa interessante e inquietante: a prefeita Flávia será cabo eleitoral.

Quem se atreve a derrubar o muro? Que conseqüência terá isso já tão próximo a um ano eleitoral?

É muito bom que a oposição não ignore o seguinte: já ficou suficientemente provado que a prefeita Flávia conhece muito bem os pontos fortes da oposição e muito melhor ainda os pontos fracos. É aí que está o perigo... Convém também não esquecer que loucura difere de burrice...

CONCORDO COM VOCÊ, MEU PAI: ATÉ QUE SE PROVE EM CONTRÁRIO, AQUI VOCÊ É A ÚNICA VOZ!


Meu Deus! Que vergonha! O que foi que fizeram com Piancó para ele ficar desse jeito?

Venho de São Paulo visitar minha terra natal e o que encontro é um Piancó muito pior do que o que eu deixei quando parti daqui.

De quem é a culpa de um absurdo desse? Eu pergunto assim, mas eu sei a resposta: é do povo. É dos que não têm vergonha na cara para protestar contra esse maldito atraso em que Piancó foi jogado pelos políticos que não pensam no povo.

Meu Deus! Que povo passivo, que povo inocente, e saber que eu faço parte desse povo, mas eu estou fazendo como meu pai, Chico Jó, estou reagindo. Estou reagindo pela minha terra, estou reagindo pelo meu povo, doa a quem doer

Como fiquei triste e indignada quando vi os jovens de Piancó amontoados como ovelhas no centro da cidade, porque a Praça Salviano Leite estava cercada como um curral onde eles não podem entrar, porque a reforma da Praça, que já fez aniversário de um ano, ainda não terminou.

Meu Deus! É incrível! Eu só acredito nisso porque vi! Como é que a juventude suporta uma imoralidade dessa, sem dizer uma palavra, sem nenhuma reação. Isso é falta de vergonha. Eu estou com nojo dessa covardia da juventude de Piancó, da juventude da qual eu faço parte como filha de Piancó. Estou com nojo da covardia da nossa juventude, mas, se essa imoralidade continuar assim, eu vou terminar sentindo nojo da nossa juventude.

E a Câmara de vereadores fez o quê para protestar contra o absurdo da demora da reforma da Praça? Uma brincadeirinha sem graça do aniversário da Praça? E isso é jeito de a Câmara protestar contra um assunto tão grave como esse? Quer dizer que, se a reforma durar dez anos, a Câmara todo ano vai apenas fazer a palhaçadazinha do ridículo aniversário na Praça. E, no geral, a Câmara está fazendo o quê por Piancó?

Dizem que as sessões da Câmara estão virando um circo, e me aconselharam que eu não fosse assistir a nenhuma delas, senão minha decepção seria maior ainda. Contaram-me o que está acontecendo na Câmara, e eu soube que a oposição está amordaçada, e acabei comprovando isso pela matéria de meu pai neste blog.

E nas eleições do ano que vem como é que a situação e a oposição da Câmara vão pedir voto ao povo consciente (ainda há algumas pessoas conscientes em Piancó). Vão dizer que fizeram e irão fazer o quê?

O centro de Piancó está aí, como bem diz meu pai, sem nenhuma árvore, sem nenhum banco sequer para um idoso sentar, sem nenhum canteiro no centro da avenida. Haverá alguma outra cidade no Brasil assim? E a Câmara fez o quê? Fez também aniversário da falta de tudo isso? Meu Deus! A que ponto chegou Piancó!

Outra coisa triste que eu vi foi a angústia dos jovens procurando um local na cidade para se agruparem, porque a Praça Salviano Leite foi interrompida. Uns indo para as bandas da Rodoviária, outros para a Praça do Colégio Santo Antônio – cujas árvores já foram retiradas -, alguns para a Praça Padre Aristides, outros até para a Praça do Cossaco.

Fiquei apavorada com a questão da prostituição infantil e das drogas em Piancó. E, pelo que se vê, isso só tende a piorar, pois, num Piancó sem rumo como esse, para onde irá a juventude?

E quem fez algum esforço para inserir a juventude piancoense num grande projeto de inclusão cultural, social e de desenvolvimento. Piancó todo sabe muito bem quem foi: só meu pai! Se apareceu mais alguém que fez isso, é muito simples, é só escrever para este blog respondendo àquele desafio de meu pai. Ele, eu, nossa família e os que lutam pelo bem de Piancó estamos esperando.

Vá em frente, meu pai, e tenha certeza de uma coisa: Deus, sua família e as pessoas de bem, que têm vergonha na cara, estão com você.

Parece que já está começando a ficar comprovado que você tinha razão quando lançou seu desafio. ATÉ QUE SE PROVE EM CONTRÁRIO, AQUI VOCÊ É A ÚNICA VOZ. Se nós estivermos errados nisso, ainda bem: será para o bem de Piancó, pois haverá mais quem se preocupe em salvar nossa terra.

Vamos ver o que você vai dizer a quem lhe responder...








terça-feira, 26 de maio de 2009

ATÉ QUE ME PROVEM O CONTRÁRIO, AQUI EU SOU A ÚNICA VOZ !

No campo dos que atualmente militam pela assertividade política de Piancó, forçoso é que eu mesmo o diga: eu sou a única voz livre e independente! Ressalte-se e particularize-se bem: “No campo dos que atualmente militam pela assertividade política de Piancó”

Sei quanta perplexidade e melindres essa minha afirmação aparentemente insólita e extravagante irá causar, e já antevejo o descompasso dos argumentos dos que a ela irão reagir, exatamente por conhecer bem a capacidade que têm eles de argumentar com o erro, de insinuar inverdades, de sofismar com leviandade, de impor falsos conceitos, de mentir.

Sei quanto, aos que não estão inteirados da malsinada realidade política de Piancó, essa minha frase pode parecer-lhes individualista, egocêntrica, personalista, preconceituosa, mentirosa e arrogante até.

E sei, por fim, quanto ela também o pode ser a muitos aqui de Piancó, que, por covardia, por cinismo, por insinceridade social, por engodo para com a população, costumam negar o óbvio. O óbvio da gritante falta de compromisso com a coletividade; o óbvio da traição político-partidária; o óbvio da farsa, da mentira, da maledicência, da maquinação, do mero jogo de interesse pelo poder.

Inegavelmente, não faz tais afirmações quem não esteja plenamente convicto do que diz, pois, se não o estiver, incorrerá em calúnia e difamação. Também tais afirmações não faz quem não tiver caráter e integridade suficientes para reconhecer que Piancó está em sucumbência ética e política, em retrocesso moral, em deprimente atraso e abandono.

O Piancó atual, ultrapassado, decadente, sem identidade, palco de fatos escabrosos, refúgio de toda a sorte de conchavos e vilipêndios, é terra do tédio, da desesperança, da desilusão. Estendendo um pouco mais a apreciação, é quase terra de ninguém.

Para maior obviedade do que estou afirmando, ouso lançar um desafio – atente-se bem: um desafio -, aos que, nesse prisma, arriscarem-se a discordar de mim: provem-me o contrário, sem esquecerem, no entanto, da ressalva que acima fiz:
“No campo dos que atualmente militam pela assertividade política de Piancó”

De desafio muito vai precisar Piancó para mudar sua atual desastrosa realidade. Desafio é um dos meios de que se valem os que responsavelmente querem mudar Pìancó para melhor. Tomara que meu desafio acima encontre eco, tomara que alguém me prove que eu estou errado por lançar tal desafio, tomara que eu não esteja só em militar pela assertividade política de Piancó.

domingo, 24 de maio de 2009

O VERGONHOSO IMPERATIVO DA MORDAÇA EM PIANCÓ

Um coercitivo expediente de manipulação e intimidação – por sinal eficiente no alienado contexto político de Piancó – que a prefeita Flávia Galdino vem impondo em sua administração tem sido a censura e a repressão aos que se lhe opõem; aos que discordam de certas atitudes administrativas suas incoerentes com a expectativa da população, a exemplo da delonga na reforma da Praça Salviano Leite; aos que legitimamente cobram lisura e transparência da gestão pública.

Entre esses censurados e reprimidos estou eu, que, no meu pleno direito constitucional do exercício da cidadania, bem posso e devo exigir do Poder Público de Piancó assertividade administrativa.

O que afirmo é irrefutável, pois qualquer pessoa de bem de Piancó não pode esconder, negar ou omitir as justificáveis razões que me movem a esta explanação.

Sobejamente sabe Piancó o que ocorreu comigo e o Dr. Lino Freitas, impedidos que fomos, pela Administração Pública Municipal, de participar, como palestrantes, de uma mesa-redonda, na programação da Semana Universitária de 2007, para tratarmos das perspectivas de Piancó, e, ademais, haverem sido os universitários impedidos pela Administração Pública de se manifestarem na Rádio Nativa no tocante àquela semana universitária.

Não menos evidentes às pessoas sérias de Piancó são os motivos que levaram à supressão do Programa Debatendo Piancó, por mim apresentado na Rádio Comunitária Nativa.

Tais fatos a mim inerentes são apenas alguns dentre outros mais que confirmam a imposição da MORDAÇA em Piancó pelo atual sistema dominante. Senão vejamos:

O fato de as duas emissoras de rádio, Nativa e Cidade, de Piancó, haverem recusado a proposta de um programa nelas do vereador Antônio de Pádua Pereira Leite, oposicionista à prefeita Flávia.

A intencional supressão da transmissão, integral e instantânea, das sessões da Câmara Municipal de Piancó, na atual legislatura, o que constituiu uma grave ruptura da iniciativa da ex-presidente daquela Casa, Juciana Remígio, que facultou à população o direito de ouvir integralmente as sessões da Câmara pelo rádio.

A truncada transmissão, pela Rádio Nativa, de apenas trechos das sessões da Câmara, com cortes de depoimentos dos vereadores da oposição que criticam aspectos da administração da prefeita Flávia Galdino.

Persistência de transmissão parcial das sessões da Câmara, pela Rádio Nativa, aos domingos, apesar de haver sido aprovada pelo Plenário da Casa proposição que trata da transmissão integral das sessões.

Alegação da direção da Rádio Nativa de não ter interesse na transmissão integral das sessões da Câmara por aquela emissora.

E, por extensão, vem a propósito, na Rádio Cidade, a reação (se bem que legitimamente constitucional) do radialista Eudo Nicolau ao governador José Maranhão, do que se pode inferir o clima de constrangimento a que ficariam sujeitos naquela emissora os opositores à prefeita Flávia Galdino, que nela tem um programa de divulgação de sua administração, motivo que levou a Rádio Cidade a recusar nela o programa do vereador Antônio de Pádua Pereira Leite.

De minha parte, vou, com coragem, vergonha e dignidade, tirar esta mordaça que me tem limitado a expressão, e dizer – e provar - à Paraíba, ao Brasil e ao mundo que, no Piancó atual, a minha é a única voz que pode insurgir-se contra injustiças e iniqüidades, aqui perpetradas, sem imposição alguma que me leve a calar-me. É o que iremos ver no prosseguimento desta minha batalha contra a arrogância e a opressão em Piancó.

sábado, 23 de maio de 2009

A RESPONSABILIDADE DE FALAR DE PIANCÓ PARA O MUNDO

Quis Deus que eu, missionaria-mente, me valesse do mais poderoso de todos os instrumentos de que dispõe o ser humano para revelar-se a seu próximo: a PALAVRA.

E, com a PALAVRA, é que eu vou revelar ao mundo a VERDADE sobre fatos, pessoas e entidades que fazem de Piancó o que ele é hoje tanto no que há de positivo quanto de negativo.

Sei que estou dando um passo para a História, tanto porque me pesa nos ombros a responsabilidade de defender os oprimidos, de falar pelos que temem os que se julgam poderosos, de fazer frente aos que oprimem, aos que manipulam, aos que subvertem a Justiça e a Cidadania, em detrimento dos pobres e desfavorecidos.

Também sei muito bem que sou a única voz atualmente que pode gritar alta e livremente em Piancó, em prol do lícito, do justo e do verdadeiro, sem temer pressão seja de que ordem for, porque sempre pautei minha vida pela dignidade, e os dignos nada temem nem a própria morte.

Antes de adentrar-me no intrincado contexto de Piancó, principalmente no aspecto político, que é um dos que mais têm contribuído para que esta terra cambaleie no atraso e no desencanto, devo agradecer aos que tão fraternalmente me tornaram possível esta minha expressividade para o mundo.

Desde os memoráveis dias de meu programa Debatendo Piancó na Rádio Comunitária Nativa, meu amigo e diretor daquela emissora, Esmaildo Pereira, tem-me estimulado a criar este blog, tendo sido ele que deu a esse espaço virtual sua primeira feição.

Por sua vez, meu amigo Rainério, de Itaporanga, construiu, propriamente falando, este blog.

O ex-vereador Sérgio Lacerda, como sempre, ao longo de nossa velha amizade, dedicou-me todo o apreço e estima que tanto nos têm aproximado e unido.

De modo particular, devo penhoradamente agradecer a meu dileto amigo, o ex-vereador Joca Brasilino, que, tão pronta e fraternalmente, custeou-me o necessário para que eu resolvesse a contento meus objetivos em João Pessoa.

Amigos outros meus como Antônio Dantas, Djalminha, Pedro Montenegro, Tavinho e João Leite foram-me também extremamente solidários.

Contenta-me muito saber que, em uma semana da publicação deste blog, embora ainda em construção, 239 acessos ocorreram e vários comentários, sobre os quais dissertarei oportunamente. Isso já é um sinal evidente de que este blog vai dar mesmo o que falar, e muito, para o bem de Piancó.

Aguardem-me. Logo estarei de volta.

sábado, 16 de maio de 2009

FINALMENTE...

Finalmente entramos na tão famosa “Inclusão Digital’, doravante os conterrâneos de Piancó e do Vale, notarão alguma mudança na Net.
A partir de hoje estamos disponibilizando aos internautas o blog que faz a diferença – DIFERENCIAL - O Blog de Chico Jó (A Evolução da Expressão).
Para o nosso intercâmbio, vocês poderão usar o email chicojob@gmail.com para fazer críticas, sugestões ou contribuir com matéria e materiais que tenham alguma afinidade com o pensamento da nossa editoria. Poderão ainda, comentar todas as postagens no rodapé das mesmas, onde se lê: comentários.