domingo, 31 de maio de 2009

PÁDUA: O MAIS PROVÁVEL CANDIDATO A PREFEITO DE FLÁVIA GALDINO EM 2012


Que suposição, hem?!... Suposição que já pode começar a dar muito que falar em Piancó. Aliás, “que já pode começar a dar” não, porque já começou. É o que já se fala por aí afora que, dos nomes que a prefeita Flávia pode escolher para seu sucessor no Poder Executivo, Pádua desponta como o mais provável.

Mas, poderá perguntar alguém: logo Pádua, o mais ferrenho opositor político da prefeita Flávia atualmente? Sim, exatamente Pádua, o mais ferrenho opositor político da prefeita Flávia atualmente, é a resposta.

Por incrível que possa parecer tal suposição, é preciso notar que nada impede que Flávia venha a apoiar Pádua como seu sucessor, e que também nada impede que Pádua venha a aceitar esse apoio.

E quem, na política, em Piancó, ousaria julgar Pádua e Flávia, se esse apoio acontecesse? Evidentemente que bem poucos ou, talvez, ninguém...

Só os eleitores – só quase unicamente os eleitores - podem, nesse caso, julgar Pádua e Flávia, pois quase todos os políticos (note-se bem: quase todos) de Piancó já procederam de maneira que não lhes restam argumentos para censurar a reconciliação de Pádua com Flávia.

Além disso, se aprofundarmos um pouco mais esta análise, podemos notar claramente que, no campo político (note-se bem: no campo político), Pádua e Flávia têm motivos muito mais razoáveis e justificáveis para se reconciliarem politicamente do que muitos políticos de Piancó os tiveram para mudar politicamente de rumo.

Tudo isso pode ficar bem mais claro com algumas perguntas pertinentes:

Levando-se em conta ser do PT o atual vice-governador da Paraíba, teve Pádua, como vereador do PT, prestígio político suficiente para – conforme era esperado – conseguir para eleitores seus cargos com o governador José Maranhão?

Caso pretenda Pádua candidatar-se a prefeito em 2012, como ficará sua situação eleitoral, se ele começar a antever (e isso já seria possível na campanha eleitoral de 2010), que Edvaldo também tenciona voltar a candidatar-se a prefeito em 2012? Ou, para dizer isso com mais objetividade: como ficará a situação eleitoral de Pádua, se ele começar a perceber que Edvaldo não o apoiará para prefeito?

Dizem (e já são muitos os que dizem) que o empresário André Galdino seria uma terceira opção na disputa pelo Poder Executivo de Piamcó, e que haveria a possibilidade de Edvaldo apoiá-lo. Convém frisar que não há nada demais em o povo supor isso. Afinal, o povo é que tem o direito de supor em política o que bem entender. E daí? E se Edvaldo apoiar André?

E, a essa altura dessas considerações, surge outra pergunta que pode ser ainda bem mais interessante e digna de reflexão para Pádua, no concernente à situação eleitoral dele, se pretender candidatar-se a prefeito de Piancó: E se Edvaldo apoiar Antônio Dantas para prefeito? Ou ambos, Edvaldo e Antônio Dantas, candidatarem-se a prefeito?

Diante de tais indagações – que bem já podem ser analisadas e avaliadas conjuntamente por Pádua e Flávia – se Flávia lhe propor apoiá-lo para prefeito em 2012, qual será a reação dele?

Seria cedo ainda para essa proposta?... Só Flávia pode responder. Pádua aceitaria essa proposta?... Só Pádua pode responder.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu amigo Chico Jó, acho que ainda é muito cedo para especular sobre a eleição municipal de 2009, principalmente em Piancó, onde os fatos políticos acontecem nos últimos dias.

Mas, uma coisa tenha certeza, jamais procuraria ou aceitaria ser procurado pela prefeita Flávia Galdino com o objetivo de celebrar acordo político.

Ela representa o que tem de pior na política: corrupção, dissimulação, traição e enrolação.

Prefiro perder a eleição a ganhar com o apoio da prefeita Flávia Galdino. Nem sempre quem vence ganha...

Assim deixo claro que não tenho a menor vontade de ser aliado de um grupo responsável pelo caos administrativo que hoje nos encontramos, nem hoje nem daqui a cem anos.

É preciso mudar e para mudar é preciso se desligar do obsoleto e dos péssimos exemplos administrativos.

seu amigo, Pádua Leite

Postar um comentário