quarta-feira, 23 de junho de 2010

MINHA PENHORADA GRATIDÃO AO PREFEITO EDVAN FÉLIX E AMIGOS DE CATINGUEIRA, PELO PIONEIRISMO DO APOIO AOS MEUS PROJETOS EDUCATIVO-CULTURAIS

De modo particular, sabe muito bem Piancó quanto de mim tenho dado em favor da evolução dessa terra abandonada de muitos de seus filhos, que, presentes ou distantes, por ela nada fazem, e limitam-se tão só a cuidar de si próprios, egoisticamente, sem ação, sem esforço, sem empenho algum em defesa do bem do torrão natal que lhes deu a vida.

Sabe também Piancó qual tem sido a principal recompensa aos poucos (incrivelmente poucos!) que lutam por um Piancó mais justo, mais digno, mais feliz: incompreensão e indiferença dos que não pensam assim para Piancó...

Mas nem por isso os que lutam por Piancó desistem; bem pelo contrário, insistem, resistem, persistem... e pensam, e meditam, e criam... criam esperanças, criam belezas, criam bondades, criam mudanças, criam soluções, criam benefícios... não só para Piancó, mas para qualquer outro lugar... Agradecido aos céus, estou entre esses...

Pois então eis que criei o REFORÇATIVO – REFORÇO COOPERATIVO PARTICULAR DE REDAÇÃO PARA O ENEM, VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS, cujos alunos se tornam, voluntariamente, editores do meu PROJETO EDITORIAL COMUNITÁRIO ALMANAQUES DOS MUNICÍPIOS DO SERTÃO PARAIBANO. E ambas essas concepções constituem iniciativas de Educação Popular impulsora da sensibilização cultural e turística para criação
dos ROTEIROS DE TURISMO COMUNITÁRIO E ECONOMIA SOLIDÁRIA DA ZONA DA PASSAGEM DA COLUNA PRESTES NA PARAÍBA E DO VALE DAS ÁGUAS, também por mim concebidos.

Sabem muito bem os que me conhecem que não se coaduna com meu brio a bajulação, nem sou dos que, ingrata e covardemente, se omitem de externar os méritos de pessoas comprometidas com o bem comum e merecedoras de reconhecimento e gratidão.

Também não ignoram os que me conhecem que sempre me pautei, renitentemente por idealismo, na busca do melhor para a coletividade, à custa, por vezes, de sacrifícios financeiros e outros mais em detrimento de minha própria pessoa.

É que, voluntariamente e por convicção íntima, não me posso furtar a essa aspiração intelectual de mourejar pelo belo, pelo bom, pelo solidário, pelo edificante, pelo humano, e só me resta ir por diante na busca dos espíritos que, igualmente, assim procedem em favor do próximo...

Para lançar meus projetos educativo-culturais comunitários, resolvi começar por Catingueira, Portal Turístico do Vale das Águas. Assim o fiz, não só por sua invejável posição geográfica, mas tanto mais como um tributo sentimental e nostálgico a essa aprazível cidade, primeira por mim vivenciada em minha vida, a cuja feira livre, que tanto me fascinava o espírito de criança, ia eu, aos cinco anos, com minha mãe, da Fazenda Carnaúba, no Sítio Barrento, onde morávamos.

Ressalte-se que o Vale das Águas constitui região turística paraibana recentemente criada pelo Ministério do Turismo, e compreende os seguintes municípios: Piancó, São José de Princesa, Curral Velho, Santana de Mangueira, Tavares, São Jose de Caiana, Nova Olinda, Ibiara, Santa Inês, Princesa Isabel, Itaporanga, Água Branca, Diamante, Conceição, Olho d´Água Juru, Carrapateira, Aguiar, Emas, Coremas, Pedra Branca, São José de Piranhas, Monte Horebe, Boa Ventura, Santana dos Garrotes, Manaíra, Igaracy, Bonito de Santa Fé e Catingueira. O Vale do Piancó é parte integrante do Vale das Águas.

O pronto apoio aos meus projetos REFORÇATIVO – REFORÇO COOPERATIVO PARTICULAR DE REDAÇÃO PARA O ENEM, VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS e ALMANAQUE CATINGUEIRA 2010, que me foi facultado pelo prefeito Edvan Félix, e por amigos meus de Catingueira, leva-me a destacá-los aqui e expressar-lhes meus agradecimentos.


Edvan Félix: carismático e eminente ícone político de Catingueira, de crescente projeção pública no Vale do Piancó, generoso, compassivo e humanitário

Sempre se falou de certas louváveis qualidades e virtudes da personalidade do Dr. José Edvan Félix, prefeito de Catingueira, especialmente de sua generosidade, compassividade, sensibilidade humanitária e política da boa vontade.

Tal menção laudatória expandiu-se pelo Vale do Piancó afora, a ponto de tonar Edvan uma referência regional, ainda mais justificada pelo apego que ele naturalmente nutre não só por Catingueira, sua terra natal, mas também pela região da qual o berço do imortal poeta Inácio da Catingueira constitui o portal.

Extremamente sensível às causas sociais, o carismático prefeito de Catingueira tornou-se um dos vultos públicos mais íntimos da coletividade catingueirense e do Vale do Piancó, particularmente dos mais necessitados. Distingue-se Edvan pela sua preocupação humanitária em favor dos pobres e oprimidos.

Inúmeros são os casos de solidariedade demonstrados por Edvan a habitantes tanto de Catingueira quanto de outros municípios da região. E não se tem notícia de que ele, direta ou indiretamente, tenha deixado de influir na solução de problemas graves e urgentes dos que buscaram sua ajuda, quer sejam correligionários, quer adversários políticos seus.

Ouvi vários depoimentos de pessoas, de Catingueira e de outras localidades, que me testemunharam a grandeza de ânimo e magnanimidade do prefeito Edvan Félix. Sua formação moral e benevolência o alçaram à posição de líder incontestável no Vale do Piancó, onde - constatei pessoalmente - seu nome ressoa como um dos prediletos para deputado estadual, se bem que ele não tenha demonstrado tal pretensão eletiva.

Sempre que politicamente se fala em Edvan Félix nessa região, de pronto se lhe associa sua condescendência, sua simpática capacidade de despertar clima de compreensão, sua consciência clara da real fraternidade para solução dos problemas sociais. Seu ingênito sentimento de solidariedade, que o impele a envolver-se emocionalmente com o infortúnio dos que sofrem, notabiliza-o como um amigo, um benfeitor, um irmão, a quem tantos, nas horas difíceis, confiantemente recorrem.

A continuar assim, o nome de Edvan Fálix, pode vir, porventura, a ecoar pelo Vale do Piancó, para regozijo de Catingueira, como
O POLÍTICO DA FRATERNIDADE...

Lindeilton e Ilane: amigos fraternos simplesmente

Associando-se a mim, em meus projetos educativo-culturais lançados em Catingueira, o professor de Matemática Lindeilton Leite tornou-se parceiro em meus projetos REFORÇATIVO – REFORÇO COOPERATIVO PARTICULAR DE REDAÇÃO PARA O ENEM, VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS e ALMANAQUE CATINGUEIRA 2010.

Ao REFORÇATIVO foram incorporadas aulas de reforço de Matemática, por Lindeilton, que, comigo, passou a co-editor do
ALMANAQUE CATINGUEIRA 2010.

Minha parceria com Lindeilton foi por demais providencial para a efetivação de ambos os meus projetos em Catingueira, tanto pela sua comprovada competência pedagógica, quanto pela sua influente integração na coletividade catingueirense.

A calorosa consideração de Lindeilton e sua esposa Ilane demonstrada à minha pessoa, na aconchegante acolhida que me prestam em sua casa, assegura-me a confiança e convicção de poder contar com tão diletos amigos nessa iniciativa comunitária que ora lanço em Catingueira.


Washington e Maria Helena: o privilégio de contar com tão grato companheirismo

Devo a Lindeielton Leite a feliz oportunidade que ele me concedeu de levar-me a apresentar meus projetos ao casal Washington e Maria Helena, de Catingueira. Duas amáveis e acolhedoras criaturas, que, tão logo se compenetraram de minhas ideias e empreendimentos, solidariamente apoiaram minha causa cultural.

A vereadora Maria Helena, admiradora de projetos culturais e educacionais, entusiasmou-se pelo ALMANAQUE CATINGUEIRA 2010, a ponto de encarregar-se de produzir a seção de POLÍTICA dessa obra, e empenhou-me seu total apoio a meus projetos.

Contar com Maria Helena e Washington, em cujo lar sou tratado com tanta dedicação, e saber que eles correspondem moral e espiritualmente a minhas expectativas de infundir em Catingueira uma nova consciência cultural, eis a fé e a esperança de que vamos fazer a diferença para melhor na linda e ditosa terra do maior poeta escravo do Brasil.


3 comentários:

maria helena e woshington disse...

Amigo Chico Jó, agradeçemos as palavras de amizade e de carinho. Mas, estamos sentindo falta da sua presença amiga em nossa cidade. Abraços, Maria Helena e Woshington

CATINGUEIRA NEWS (catingueiranews.blogspot.com) disse...

O BRASIL DO FUTEBOL

É interessante observar a rotina do Brasil durante uma Copa Mundial de Futebol. O dia de jogo, então, o país parece parar no tempo e não querer mais sair dele. O semblante do brasileiro torna-se estereótipo de alegria numa nação maltratada pela pobreza e alimentada por uma veemente desigualdade social.
Com um patriotismo que ganha vida própria neste país-continente tão invejado pelas suas riquezas naturais, a bandeira tupiniquim é exaltada num enredo inusitado e antagônico . O território brasileiro fica, então, coberto por seu manto verde e amarelo numa imensa corrente de forças positivas que ultrapassam as fronteiras do país e contagiam o solo sul-africano. Assim, são quase duzentos milhões de corações pulsando nas pontas das chuteiras de onze artistas; que jogam, que gingam, que driblam, que brincam e que fazem arte com a bola no pé.
Parece surreal, mas neste Brasil do futebol moleque a bandeira ganha alma, o seu grito de ordem é vencer e o seu progresso mais próximo é o almejado HEXACAMPEONATO. Neste cenário de natureza exuberante e dentro deste contexto de miséria sócio-econômica, os brasileiros fazem das limitações, idealismo e do futebol, arte. A seleção canarinho promove, então, o que as políticas públicas não conseguem: liberdade, igualdade e fraternidade.
Portanto, neste país todos jogam numa mesma seleção; onde não existem disparidades e todos são artesãos de uma jogada escultural e autores de uma mesma tela: o gol. Este é o Brasil do futebol. Este é o Brasil dos sonhos de sua gente.


Maria Helena Gomes Fausto e Martíns

Anônimo disse...

Meu amigo chico jó, quero agradeçê-lo por suas palavras, porém nós de Catingueira é que deveremos agradecêr por termos o prazer de tê-lo em nossa cidade para juntos resgartarmos a grande história do único Poeta escravo do Mundo.( Inácio da Catingueira)

Lindeilton Leite

Postar um comentário