terça-feira, 15 de junho de 2010

“A JUVENTUDE PRECISA PINTAR A CARA”: BRADA CHICO JÓ NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Ao discursar, a convite da Comissão UEPB Piancó, Agora!, no Auditório João Eudes, da Assembleia Legislativa da Paraíba, dia 8 deste mês, durante a audiência pública sobre um campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para Piancó, o ativista cultural Chico Jó conclamou veementemente a juventude a empenhar-se nessa conquista universitária, e, exprimindo seu propósito de mover os jovens ao consciente exercício da cidadania, bradou: “A juventude precisa pintar a cara”. Chico expressou a convicção de que o poder real é o povo, por deter o poder de revolução, e chamou os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de sub-poderes, por serem outorgados pela população.

Assegurou que iria empenhar-se pessoalmente na formação de um movimento de conscientização cidadã e de insurgência da juventude contra a manipulação política e em prol da cobrança dos direitos constitucionais. Salientou aos deputados presentes, Ruy Carneiro (PSDB), Trocolli Júnior (PMDB), Francisca Mota (PMDB), Dinaldo Wanderley (PSDB), Branco Mendes (DEM), Leonardo Gadelha (PSC), Jeová Campos (PT) e Francisco Quintans (DEM) que, neste ano eleitoral de 2010, no tocante às promessas de campanha, haveria no Vale do Piancó um novo discurso da população contraposto ao discurso dos candidatos a cargos eletivos que fossem pedir votos naquela região.

Queixando-se de não haver a reitora da UEPB, Marlene Alves, comparecido à audiência pública, nem justificado sua ausência, e tampouco mandado ninguém que a representasse, Chico Jó agradeceu a solidariedade ao Movimento UEPB Piancó, Agora!, demonstrada pelos deputados comparecentes à audiência pública, e disse-lhes acreditar que todos eles perseverassem nessa atitude de apoio, bem como o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, também presente à audiência e integrado ao movimento.

Referindo-se à poluição do Açude Estevam Marinho, Chico Jó salientou apresentar Coremas o maior índice de casos de câncer do Vale do Piancó, e disse que iria desencadear um movimento em favor da implantação de uma UTI no Hospital Regional Wenceslau Lopes de Piancó, pois aquele município dispunha do SAMU, o que justificava ainda mais a demanda por uma UTI. A propósito disso, Chico Jó enfatizou haver mantido contato, recentemente, mediante a Rede Paraíba Sat, com o deputado Trócolli Júnior, e este tinha afirmado que a população do Vale do Piancó poderia ficar tranquila que a UTI do Hospital de Piancó seria implantada brevemente.

Além dos deputados, dom Aldo Pagotto e Chico Jó, também se pronunciaram Sheiliane Gianotti, presidente da Comissão UEPB Piancó, Agora!; o vereador José Raimundo (Dedé de Lula), de Nova Olinda; o jovem piancoense Ericlênio Faustino (Kaká); o ex-prefeito de Piancó Edvaldo Leite de Caldas e o ex-vice-prefeito de Piancó Antônio Dantas.

Após a audiência, Chico Jó criticou a ausência de muitos piancoenses, residentes em João Pessoa, que bem poderiam ter comparecido à audiência pró-UEPB para Piancó. Indignado, Chico disse que vários piancoenses, que vivem na capital, se mostram indiferentes aos graves problemas por que passa Piancó, e não se irmanam aos que lutam desprendidamente por essa terra, mas, em muitos casos, são os primeiros a tirar proveito dos resultados dessa luta. Falando a alguns piancoenses e simpatizantes do Movimento Pró-UEPB, Campus de Piancó, Chico exclamou:
“Omitir-se de lutar pela terra natal é traição, é covardia”.

O prefeito de Catingueira, Edvan Felix, proporcionou o veículo para o transporte dos integrantes da
Comissão UEPB Piancó, Agora! Os municípios de Nova Olinda, Olho d´Água, Igaracy, Aguiar, Itaporanga, Conceição mandaram representantes. A Maçonaria de Vale do Piancó empenhou seu apoio ao movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário