terça-feira, 28 de julho de 2009

INFLUÊNCIA DE REMÍGIO JÚNIOR NO PODER PÚBLICO DE PIANCÓ: A ENGENHOSIDADE DA PREDOMINÂNCIA PELA AUTOJUSTIFICAÇÃO E DISSIMULAÇÃO POLÍTICA

Salta aos olhos da população e, particularmente, aos dos que, como eu, analisam e comentam o cenário político de Piancó, um fato singular e interessante. Um fato que, de tão inusitado, no mínimo impressiona, espanta e constitui talvez o assunto ora mais comentado em nosso município, e que já se alastra pela região afora. Trata-se da habilidosa influência pessoal e política do advogado Antônio Remígio da Silva Júnior (Remígio Júnior) em nosso Poder Executivo e em nosso Poder Legislativo.

Remígio Júnior é, atualmente, sem dúvida alguma, a figura mais polêmica e enfocada da esfera política de Piancó. É indubitavelmente (e seria cinismo querer negar isso) o vulto que mais vem provocando expectativa e apreensão de sua escalada político-eleitoral em Piancó, dada sua proximidade à prefeita Flávia Galdino e ao ex-governador Cássio Cunha Lima.

E o mais curioso de tudo isso é que nem eleitor em Piancó Remígio Júnior é. E, como se tal não bastasse, ainda por cima ele assegura (jura de pés juntos) que está afastado da política, que nada tem que ver com política em Piancó, que apenas presta serviços a políticos.

Mas, se assim categoricamente ele diz, por que, então, sua acentuada evidência na política de Piancó? Por que ele suscita tanto receio, dúvida e inquietação no contexto político-partidário daqui? Evidentemente que não é só por causa de sua identificação com Flávia e com Cássio, irretorquivelmente que é por isso e por outras coisas mais, que a nós, eleitores de Piancó, muito importa levar em conta, principalmente no que diz respeito às eleições de 2010 e 2012.

Não se pode negar que Remígio Júnior tem revelado concretamente seu potencial em Piancó, e, no campo político, acabou por adquirir relevância pela sua originalidade em influenciar.

A princípio, convém notar que Remígio Júnior conhece a fundo Piancó. Que conhece (como a palma da mão) nosso ambiente político, social e econômico. É um autêntico produto do meio piancoense. E tanto assim é que, pela sua desenvoltura no campo jurídico, bem poderia viver em outros centros mais risonhos para sua profissão de advogado, mas prefere permanecer aqui. É teluricamente preso à terra natal. É fortemente arraigado ao campo. Ele próprio afirma que é mais agricultor do que advogado.

Tais atributos – e outros que adiante se verão – revelam a emotividade de Remígio Júnior, seu sentimentalismo e sensibilidade. No fundo, Remígio Júnior é um sentimental, um romântico; rende-se facilmente às amizades.

Seu perfeccionismo, senso de organização e trabalho metódico têm-lhe dado eficiência e credibilidade em seus empreendimentos e nos que lhe são confiados, o que lhe tem valido repercussão profissional. Na área político-administrativa ele vem robustecendo sempre mais a capacidade, pelos inúmeros problemas que soluciona. Capacidade que se vem refletindo em sua influência político-administrativa em Piancó.

À medida que, como assessor jurídico, vai imergindo na diversidade dos problemas políticos e administrativos de Piancó, adquire cada vez mais experiência nesse labirinto que a complexa política piancoense tem tecido ao longo do tempo.

Obsessivamente laborioso e dedicado ao dever, Remígio Júnior revela-se, por isso, como o tipo perfeito para enfrentar situações que exigem trabalho organizado, tenso e prolongado. Ele já demonstrou essa vantajosa aptidão em campanhas eleitorais, tanto suas como de Gil Galdino, de Edvaldo de Caldas e de Flávia Galdino, e todos esses sabem: foram favoráveis os resultados.

Vale lembrar aqui que essa peculiar operosidade de Remígio Júnior é um dos pontos que têm levado muitos analistas da realidade política de Piancó a afirmar que Edvaldo de Caldas, ao ficar sem Remígio Júnior, teve prejuízo eleitoral, e Flávia Galdino, ao passar a contar com ele, evoluiu eleitoralmente. Não são poucos os que estão convictos de que a maioria eleitoral de Flávia, em 2008, deveu-se fundamentalmente à influência eleitoral de Remígio Júnior. Afinal, a propósito disso, é preciso ver que dois familiares de Remígio Júnior, candidatos a vereador, Christtiane Remígio e Quinca Remígio, tiveram expressiva votação. E... sangue é sangue...

Também vale aqui lembrar que, sempre que se estabelece relação entre Remígio Júnior, Edvaldo de Caldas e Flávia Galdino, surgem forçosamente inúmeras indagações (até agora não satisfatoriamente esclarecidas à população), tais como, por exemplo:

Por que Remígio Júnior se afastou de Edvaldo de Caldas, quando ambos viviam em comunhão com Cássio Cunha Lima? Por que Remígio Júnior, depois de exaustivamente criticar falhas político-administrativas de Flávia, contraditoriamente acabou por levá-la para Cássio e por apoiá-la na campanha eleitoral do ano passado? Por que, tão logo após eleger-se vereadora, Christtiane Remígio, outrora tão prestigiada na gestão pública de Edvaldo de Caldas, passou a fazer parte da bancada da prefeita Flávia Galdino? Se a vereadora Christtiane Remígio passou a apoiar Flávia, há possibilidade de o suplente de vereador Quinca Remígio fazer o mesmo?

Nos municípios do Vale do Piancó, onde presta assessoria jurídica a políticos (como ele gosta de enfatizar), Remígio Júnior vem angariando evidência pelo seu tino político-partidário, e tornando-se cada vez mais íntimo dos políticos que assessora, o que bem já lhe pode constituir, nessa região, um prenúncio para sua estratégia de atuação, em 2010, como cabo eleitoral de Cássio Cunha Lima, seu dileto amigo.

Remígio Júnior é dotado de um dom que (principalmente em política, e, especialmente, numa política subserviente e capciosa como a nossa) lhe dá inegáveis vantagens no controle de certas situações: é um ouvinte nato, por demais paciente, quando se trata de ter de assimilar ideias, opiniões, juízos de valor de alguém em cujas reações ele esteja interessado.

Outro atributo típico de Remígio Júnior é seu talento para dirigir manifestações espetaculares em campanhas eleitorais em Piancó. Os comícios e carreatas por ele organizados são estrondosos, suficientes para sugestionar os eleitores caracteristicamente susceptíveis, e neles incutir a imagem do candidato. Foi o que se deu na campanha de Flávia Galdino no ano passado.

Culminando tudo isso que ficou dito, eis que se chega ao cerne da questão: a influência político-administrativa de Remígio Júnior no Poder Executivo e no Poder Legislativo de Piancó. Na Prefeitura, nas secretarias municipais, na Câmara Municipal, enfim, em seja qual for a área da Gestão Pública piancoense, qualquer pessoa, por mais desavisada que esteja, perceberá a sutileza da influência de Remígio Júnior. Nenhuma decisão séria será tomada nesse ambiente político-administrativo sem que se consulte Remígio Júnior. O sim e o não dele são decisivos. Ele é que sabe competentemente mover as peças do xadrez da intrincada Administração Pública atual de Piancó. Ele é que sabe estender o fio orientador por esse labirinto. Não ouvi-lo é correr o risco de se perder... tanto agora como em 2010 e em 2012...

2 comentários:

Erotildes disse...

Chico Jó, parabéns pela sua brilhante explanação sobre a situação política de Piancó. E isso mesmo, enquanto não aparecer um político que realmente pense na população e não em seus interesses próprios, não sairemos deste quadro lastimável.

Anônimo disse...

Remigio Junior não é eleitor em Piancó e nem é filiado a nenhum partido político, portanto, ele não é político militante. Ele é apenas um advogado e agropecuarista. Não sei a razão de ainda tecerem comentários sobre participação dele na vida político-partidária, que, na verdade, não existe. Na eleição de 2008 Remigio Junior não subiu em nenhum palanque e nem participou de qualquer ato político. Ele foi apenas advogado de políticos em vários municípios. Repito, ele é apenas advogado e agropecuarista e tendo como esporte a vaquejada. obg

Postar um comentário