quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

FLÁVIA GALDINO APROXIMA-SE DE UMA ENCRUZILHADA

Detentora de forte liderança, populistamente conquistada à custa de seus méritos pessoais, no venal e fragilizado contexto político de Piancó, a prefeita Flávia Galdino vê-se diante do embaraçoso problema de apoiar seu sucessor em 2012. Decisivamente, Flávia precisa assegurar a certeza de manter, no novo governo do sucessor que ela apoiar, a continuação de sua influência política e densidade eleitoral, a fim de que tenha plausível possibilidade de voltar ao poder ou nele colocar seu filho Daniel Galdino.

A edição de 19 deste mês do Programa Falando Sério, da Rádio Comunitária Nativa de Piancó, chamou a atenção da coletividade, tanto pelo desempenho quanto pelo conteúdo. Pelo desempenho, por ter sido desenvoltamente apresentado por três competentes profissionais, dignos de nota: Esmaildo Pereira, Norton Júnior e Reginaldo Rosa Show, que deram àquela apresentação um tom dialogal eminentemente atraente para prender a atenção dos ouvintes. Pelo conteúdo, por ter tido como tema a análise do perfil de prováveis candidatos a prefeito de Piancó, em 2012. Candidatos a prefeito deste decaído Piancó, que respira política todos os dias (como bem enfatizaram os mencionados apresentadores), mas – infeliz e vergonhosamente – não respira progresso nem cidadania dia nenhum.

Importa, porém. notar que, se, por um lado, Esmaildo, Norton e Reginaldo demonstraram apreciável ponderação crítica em suas bem articuladas apreciações sobre Antônio Dantas, André Galdino, Cristiane Remígio, Paulo Barbosa, Edvaldo Leite de Caldas, Remígio Júnior, Gil Galdino e Sales Lima, por outro, claudicaram em alguns pontos. Julgaram, por exemplo, não haver possibilidade de composição política entre Flávia e Edvaldo; consideraram insensata a alusão de certo blog a possível apoio de Flávia a seu primo André Galdino; acharam haver a oposição jogado Gil Galdino contra Flávia. Só resta, contudo, respeitar a opinião dos expressivos apresentadores. Questão de subjetividade. Cada cabeça, uma sentença.

Mas aquele garrido Falando Sério, por eles tão entusiasticamente levado a efeito, teve estrondosa repercussão, e fez recrudescer um assunto que, há já algum tempo, vêm sendo amiudadamente comentado pela opinião pública de Piancó, e poderá ter reflexos surpreendentes nas eleições de 2012 desse indolentemente manipulado município.

É que, no jogo de interesses políticos deste Piancó que respira política todos os dias (e já está sendo asfixiado por isso!...), não só se fala em apoio a candidatos, pura e simplesmente: fala-se também nas consequências que tais apoios poderão ter, consequências sobre as quais, para uma líder autêntica como Flávia, muito convém ponderar. Quanto a isso, ressalte-se este palpitante assunto eleitoral comentado no momento em Piancó, não só nos bastidores políticos, mas pela maior parte da população:

A prefeita Flávia Galdino apoiará a vereadora Cristiane Remígio para sua sucessora em 2012, uma vez que, se eleita, Cristiane disporá de aparato humano, material e logístico suficiente para, na hipótese de um rompimento com Flávia, fazer-lhe frente na Saúde ou em quaisquer outros aspectos, e, consequentemente, impedir-lhe a preponderância política e eleitoral?

Nem é preciso alongar-se para comprovar tal inquietante possibilidade para Flávia. Basta apenas lembrar que, no campo da Saúde, Cristiane dispõe de dois expoentes: Dr. Geneton Carvalho e Dr. Zezito Remígio, médicos conceituados e estimados por Piancó, e que, pelo seu profissionalismo e tino político, bem poderão, fortalecidos no governo de Cristiane, suplantar a liderança política de Flávia na Saúde.

No campo político, além da densidade eleitoral da família Remígio, Cristiane (dotada, tal qual Flávia, de cativante carisma e expressividade) é irmã do advogado Remígio Júnior, que ora é tido por muitos como o mais arguto articulador político de Piancó.

É óbvio que, de todos os vultos, dentre os quais Flavia poderá apoiar um para seu sucessor, só Cristiane, como prefeita, disporá de elementos potencialmente preocupantes para comprometer-lhe a asseguração da liderança na Saúde de Piancó. Afinal, essa liderança constitui o pedestal político de Flávia, e ela tem de precaver-se muito em mantê-la, se quiser, por exemplo, lançar (como já se comenta) seu filho Daniel Galdino a prefeito de Piancó, em 2016.

Mas a população está comentando também outro assunto não menos palpitante no concernente ao apoio de Flávia Galdino a seu sucessor:

Só há duas pessoas (o povo piancoense sabe sobejamente disso) em quem Flávia confia cegamente, para, no caso de uma delas assumir o Poder Executivo de Piancó, não lhe tolher os objetivos políticos: a vereadora Francisca de Paula e o vereador Antônio Leite...

No imprevisível e corroído cenário político de Piancó, pleno de ardilosas dissensões e reconciliações, onde tanto se tem comprovado que “a mão que afaga é a mesma que apedreja”, e onde Flávia consolidou, por si própria, uma liderança que tanto lhe exige sagacidade, é bem natural que ela se imponha para assegurar-se dessa liderança no governo subsequente ao seu... Não admira, portanto, que um desses dois venha a ser seu sucessor...

A população de Piancó é soberana para conjecturar seus assuntos políticos, e os pretensos candidatos devem ter muito cuidado com as consequências das reflexões da população... Elas poderão provocar muitas surpresas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário